Conheça os sintomas emocionais do estresse no trabalho

O estresse emocional está ligado a alterações repentinas de humor, ao nervosismo, entre outros fatores prejudiciais ao colaborador.

Atire a primeira pedra aquele trabalhador nunca desejou tirar umas boas e longas férias para, assim, passar um bom tempo sem se preocupar com reuniões e horários, além de ficar longe da rotina do trabalho, viajar e poder curtir mais a si mesmo e a própria família. Muito mais que um direito de todo trabalhador, as férias são importantes para a saúde dos colaboradores: tirar férias regularmente é fundamental para evitar um possível estresse emocional no trabalho.

O acúmulo de tarefas aliado à falta de descanso e uma rotina fatigante são as principais causas do estresse no trabalho. Estresse é algo bastante complexo, pois não é algo caracterizado por questões de ordem física ou mental. O estresse envolve o organismo e também o emocional de quem o tem. Especificamente, o estresse emocional está ligado a alterações repentinas de humor, ao nervosismo, entre outros fatores.

Principais sintomas de estresse emocional

  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Tristeza;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Agitação;
  • Angústia;
  • Cansaço constante;
  • Queda de cabelo;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Perda de memória.

Como acabar o Estresse Emocional

O primeiro passo consiste em identificar as causas do Estresse Emocional. Em geral, não há uma causa única para todos, e lidar com o problema com base na própria experiência é fundamental para o sucesso do tratamento. Se você já sabe quais são as causas do seu estresse emocional, confira algumas dicas que podem te ajudar a superar esta dificuldade:

Reconheça e respeite seus limites

Quando seu limite não é respeitado, o profissional sofre com sobrecarga de trabalho e pode sofrer com uma série de outros problemas: longas jornadas de trabalho, má alimentação, poucas horas de sono e uma imensa frustração. Perceba quando o seu limite for atingido e tenha o hábito de organizar suas tarefas de acordo com a prioridade de cada uma. Se for constatada uma carga de tarefas superior à que você consegue executar, fale com seu supervisor e proponha uma nova divisão de tarefas.

Tenha em mente que a vida vai além do seu trabalho

Ser um profissional bem-sucedido requer dedicação. Porém, também é preciso equilibrar a vida pessoal com a carreira. Portanto, procure um hobby e frequentemente faça uma atividade de lazer ou que proporcione prazer. Isso contribuirá significantemente para a sua qualidade de vida.

Encontre bem-estar e alegria no ambiente de trabalho

Permanecer em um mesmo local por oito horas seguidas, sem conversar ou ter um relacionamento amigável com quem está ali com você não é nada saudável. Portanto, busque maneiras de tornar sua jornada de trabalho mais prazerosa e feliz, mantendo um relacionamento saudável com os colegas.

Fonte: Portal IBC
Imagem: baranq / Shutterstock

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