Conheça os principais benefícios do Pilates para a saúde

Não é a toa que o pilates é uma modalidade bastante procurada nas academias do país. A prática desse método é benéfica para todas as idades e tem inúmeros benefícios para corpo e mente.

Criada em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, a técnica prioriza o equilíbrio mental e corporal. “O pilates possui como princípios básicos a concentração, o controle, a centralização, a precisão e a respiração”, afirma a fisioterapeuta Luanna Carvalho. 

Em uma mistura de força e flexibilidade, esse método ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos. Conforme a profissional os exercícios possuem qualidade nos movimentos. “A técnica trabalha exercícios de força, tonificação e alongamentos. São estímulos de dentro para fora do corpo”, afirma.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PILATES E YOGA?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os iniciantes da atividade. Ambas as modalidades são benéficas para a saúde corporal e mental, mas não são a mesma coisa. O Yoga é uma técnica milenar que trabalha o equilíbrio mental, corporal e espiritual através de atividades que utilizam respiração e meditação, sendo uma alternativa para redução do stress do dia a dia. Já o Pilates trabalha o corpo, fortalecendo a musculatura e promovendo bem estar.

“Tanto a ioga como o pilates são excelentes para tonificar e fortalecer todos os grupos musculares do corpo, porém o pilates costuma ter um foco mais intenso nesse quesito”, esclarece a fisioterapeuta.

PILATES É INDICADO PARA QUEM?

A atividade exige concentração para alinhar corpo e mente e não possui contraindicação, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças, gestantes e idosos. “O pilates é indicado para aquelas pessoas que procuram uma qualidade de vida melhor, seja para diminuir as dores ou melhorar o condicionamento e prevenção de lesões”, completa Luanna. É importante ressaltar que é o método deve ser dado por um profissional capacitado.

O Pilates pode ter uma intensidade leve, moderada ou intensa, por isso atinge tantos públicos diferentes. O objetivo do aluno é trabalhado de forma individual, portanto, tudo vai depender da limitação de cada um.

BENEFÍCIOS DO PILATES

A prática melhora a relação de compreensão com o próprio corpo e gera maior integração com a mente. Existem vários benefícios, entre eles promover uma maior mobilidade articular, melhora  na flexibilidade, relaxamento muscular, ajuda bastante na correção postural, alivia dores, aumenta o ganho de consciência e equilíbrio corporal, ajuda na melhora da respiração (a capacidade cardiovascular respiratória é aprimorada) e ainda facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas, além de fortalecimento dos órgãos internos.

Apesar de não estar entre os principais benefícios, por ser uma atividade física, a prática gera perda calórica.

 

FONTE: GREENLIFE

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