A importância de compartilhar conhecimento

Compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho é uma forma que as empresas têm de se manterem vivas e competitivas. Você pode incentivar a gestão do conhecimento dentro da sua empresa por meio de oficinas ou pelo EAD (Ensino à Distância), para que assim, seus colaboradores possam sempre contribuir para o melhor desempenho da organização.

Uma empresa competitiva precisa adquirir, renovar e disseminar o conhecimento que utiliza para operar seus negócios e se manter inovadora no mercado. Grande parte das organizações ainda não consolidou essa cultura, talvez por descaso ou talvez porque não saibam como agir de maneira efetiva, garantindo a segurança que necessitam.

Ainda há empresas que encontram dificuldades em gerir as estratégias da gestão do conhecimento, mesmo dispondo de conhecimento e inovação. Afinal, o que acontece com essas empresas? Em geral, as pessoas se portam como cumpridoras de tarefas, e talvez, por medo ou receio, não compartilham suas técnicas e conceitos. Com isso, acabam guardando para si o saber adquirido ao solucionar tal problema e ao enfrentar os desafios organizacionais, aprisionando o conhecimento que possuem.

Assim como também há as organizações que já avançaram nesse aspecto, contando com práticas, políticas de manutenção e desenvolvimento das pessoas responsáveis pelos resultados, porém precisam ganhar uma agilidade cada vez maior, adquirir e repassar conhecimento com rapidez e assim garantir que seus colaboradores estarão sempre preparados para solucionar problemas e oferecerem respostas satisfatórias.

Frases sobre compartilhar conhecimento

“Compartilhar conhecimento, é o mesmo que disseminar desenvolvimento.”

“A solução dos seus problemas não é dinheiro, políticos ou o governo. É conhecimento compartilhado!”

“Aquele que não compartilha seu conhecimento, deixa morrer consigo os frutos de sua sabedoria.”

“O conhecimento compartilhado é a engrenagem do desenvolvimento.”

“Compartilhar conhecimento é semear sabedoria.”

Afinal, qual a importância de se compartilhar o conhecimento?

O seu próprio crescimento está atrelado na sua disposição em contribuir para o crescimento do outro. Sendo assim, é sempre positivo procurar ter uma atitude altruísta.

Compartilhar conhecimento em um ambiente de trabalho não se trata apenas de dividir ou repassar informação, mas sim abrir espaço para a troca, para o crescimento, tanto pessoal quanto profissional, seu e do outro.

Ainda há pessoas que acham que o conhecimento dever ser tratado como um nicho onde uma única pessoa seja “dona da informação”, e pensar dessa forma é um erro. Compartilhar funciona como um estímulo para você buscar mais informações, desafios e evoluir. É uma forma de fazer com que você enxergue novas perspectivas.

Gostou do meu artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *